segunda-feira, agosto 12, 2002

Surge e se destaca entre os grandes...

Yellow Dog Blues...,ouvi esse nome umas duas vezes,uns amigos me chamaram para ir ao show deles...e euperguntei o que tocava essa banda e logo dei o meu veredicto: -Puts,mais uma banda de blues em campos!
E nem ao menos fui conferir se o que eu estava dizendo era coerente.
No dia 25 de julho começou o 2ºBlues Festival de Campos (25a28 de julho2002).No segundo dia do festival (dia26)cheguei ao evento e estava rolando o show da segunda banda da noite, fui me envolvendo com o som,com a
harmonia e entrosamento daquelas pessoas que estavam lá em cima do palco.
Até que virei para um colega e disse:
- Meu irmão que "puta"som dessa banda,que banda é essa?
E fiquei surpreso quando ele me respondeu:
- Yellow Dog Blues...
Os caras estão juntos,aproximadamente, a um ano e meio. Inspirados em grandes como B.Bking, Neil Young, Bob Dylan, Ray Charles, Willie Dixon, Muddy Waters e vários outros, deixam incrédulos (como eu) embasbacados!
Além da belíssima performance nos palcos tocando covers, as músicas próprias não ficam por menos, contando com cinco, o Yellow Dog Blues começa a pensar em gravar Cd e uma possível aventura além Campos...
O Yellow Dog Blues - nome escolhido em homenagem a uma música de 1930 do B.Bking, cujo título deu nome à banda - tem a garra e a força (além de muita técnica) do baterista Luiz Felipe e do baixista Rodrigo Rodrigues(vocal). E essa garra e força dão liberdade para que as guitarras de José Henrique e Sandro Wagner (vocal)sejam inquietantes e hipnotizantes.
Não só a técnica com os instrumentos caracterizam a banda. Sandro Wagner, com seu jeito pacato deixa muitos perplexos ao abrir a boca, todos dizem: "-como esse cara tem essa voz toda?!..."
No 2ºBlues Festival de Campos os músicos do Yellow Dog Blues, com sua aparente timidez -cativante-, conquistaram o carinho e o respeito do público, dando novo fôlego ao cenário musical de campos!
Mas há muita dificuldade em campos "... falta espaço alternativo, campos tem ótimos músicos, mas não rola incentivo..., nós (YDB) fazemos três shows por ano..." lamenta José Henrique (guitarrista).
Os caras são pessoas simples que tentam apenas (além de fazer som) propagar a mensagem de que "o mundo precisa de paz, de amor, que a ideologia Ripie não se apague nunca, sempre pedir pelo fim das guerras, guerrilhas de facções e que escutem e entendam mais o som, porque o Blues é universal...", frizou José Henrique.
Sinceramente..., os caras arrepiaram!
Até ouso dizer que eles foram a grande surpresa do 2º Blues Festival de Campos..., sendo assim, aconselho aos incrédulos(como eu) que ainda não conferiram o som do Yellow Dog Blues, irem conferir o som que os caras fazem!...
E digo: - Não é, apenas, mais uma banda de Blues em campos!

Alexandro Chagas